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Esta é a página do Manual de Operação dedicada a problemas de Palavras Cruzadas. As restantes páginas do manual são:

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Uma janela de Palavras Cruzadas aparece com este aspecto:

 

 

Como se pode ver na figura supra, um problema de Palavras Cruzadas consiste numa grelha quadrada ou rectangular com um número variável de quadrículas, algumas das quais sombreadas, e uma lista de enunciados. Resolver o problema consiste em colocar nas posições vazias da grelha as palavras chave correspondentes aos enunciados. As palavras colocadas na grelha podem ser lidas na horizontal da esquerda para a direita e na vertical de cima para baixo.

Para ver a solução do problema usa-se o comando Ver/Solução. Nesse caso, a janela aparece com o seguinte aspecto:

 

Durante a solução do problema, a janela terá tipicamente este aspecto:

 

 

Para colocar palavras na grelha usa-se o cursor. Este aparece como um quadrado vermelho à volta da posição de grelha onde o próximo caracter vai ser colocado. Na figura acima o cursor encontra-se na posição {H6,V7}.

Para fazer aparecer o cursor basta picar com o rato sobre uma qualquer posição da quadrícula. Para o fazer desaparecer basta picar com o rato fora da quadrícula. Uma vez o cursor visível, ele pode ser deslocado em todas as direcções com as teclas de cursor.

Para inserir uma palavra na grelha basta introduzir a palavra no teclado da mesma forma que se utiliza num editor de texto. Ao introduzir uma letra na posição do cursor, o programa avança automaticamente o cursor para a próxima posição.

As palavras podem ser editadas na vertical ou na horizontal. Para mudar de uma direcção para a outra usam-se os comandos Editar/Horizontal e Editar/Vertical.

Para apagar uma letra introduzida por engano usam-se as teclas Delete e Backspace. A primeira apaga a letra que está na posição do cursor e mantém-no na mesma posição; a segunda começa por mover o cursor para a posição anterior e apaga a letra nessa posição. Para recomeçar o problema desde o início, desprezando as palavras já introduzidas usa-se o comando Editar/Recomeçar.

O programa pode, se assim o desejar, assinalar os erros, isto é, as posições da grelha que contêm letras que não correspondem à solução. Por exemplo na figura supra, a posição {H8,V4} contém a letra errada. Esta facilidade é activada com o comando Ver/Erros.

 


Comentários e Sugestões

Comentários e sugestões acerca desta página e do programa NovCruz são bem-vindos; veja o endereço de correio electrónico em As Novas Cruzadas.

 

 


Edição 1.0 – Esta página foi modificada em 2006-03-07 - Copyright © 2004-2006 A.C.Esteves

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