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Esta é a página do Manual de Operação dedicada a problemas de Sopa de Letras. As restantes páginas do manual são:

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Uma janela de Sopa de Letras aparece com este aspecto:

 

 

Como se pode ver na figura supra, um problema de Sopa de Letras consiste numa grelha quadrada ou rectangular com um número variável de quadrículas, completamente preenchida por letras, de forma aparentemente aleatória, e uma lista de palavras. Resolver o problema consiste em localizar as palavras da lista no emaranhado de letras da grelha. As palavras podem aparecer na grelha orientadas segundo os quatro pontos cardeais: Norte, Sul, Este e Oeste. Usualmente, mas nem sempre, a lista de palavras está associada a um tema. No exemplo acima o tema é nomes de cidades portuguesas.

Para ver a solução do problema usa-se o comando Ver/Solução. Nesse caso, a janela aparece com o seguinte aspecto:

 

Durante a solução do problema, a janela terá tipicamente este aspecto:

 

 

Para assinalar as palavras na grelha usa-se o cursor. Este aparece como um quadrado vermelho à volta da posição de grelha correspondente. Na figura acima o cursor encontra-se na posição {H6,V18}.

Para fazer aparecer o cursor basta picar com o rato sobre uma qualquer posição da quadrícula. Para o fazer desaparecer basta picar com o rato fora da quadrícula. Uma vez o cursor visível, ele pode ser deslocado em todas as direcções com as teclas de cursor.

Para assinalar uma palavra na grelha usa-se a tecla Shift em conjunto com as teclas de movimentação do cursor. Se, ao movimentar o cursor, a tecla Shift estiver pressionada, a posição original do cursor é seleccionada. Para cancelar a selecção relativamente a uma posição de grelha usa-se o mesmo método. A regra é: Ao movimentar o cursor com a tecla Shift pressionada, se a posição está seleccionada, a selecção é cancelada; se a posição não está seleccionada passa a estar.

As palavras da lista são precedidas pelo caracter ¤. Quando uma palavra é seleccionada na grelha, essa palavra passa a ser precedida pelo caracter +. Quando todas as palavras da lista forem precedidas por + o problema está completo.

Para recomeçar o problema desde o início, desprezando as palavras já seleccionadas usa-se o comando Editar/Recomeçar.

O programa pode, se assim o desejar, assinalar os erros, isto é, as posições da grelha que estão seleccionadas indevidamente. Por exemplo na figura supra, várias posições na coluna 4 estão seleccionadas indevidamente. Esta facilidade é activada com o comando Ver/Erros.

 


Comentários e Sugestões

Comentários e sugestões acerca desta página e do programa NovCruz são bem-vindos; veja o endereço de correio electrónico em As Novas Cruzadas.

 

 


Edição 1.0 – Esta página foi modificada em 2006-03-07 - Copyright © 2004-2006 A.C.Esteves

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