Página principal

 

 


Esta é a página do Manual de Operação dedicada a problemas do tipo Sudoku. As restantes páginas do manual são:

Página principal do Manual de Operação

Palavras Cruzadas

Sopa de Letras

Cruzadex

 

 


Uma janela de Sudoku aparece com este aspecto:

 

 

Como se pode ver na figura supra, um problema de Sudoku consiste numa grelha quadrada de 9x9 quadrículas, dividida em 9 sub-grelhas de 3x3. Resolver o problema consiste em colocar os algarismos de 1 a 9 nas posições da grelha de forma que cada linha, cada coluna e cada sub-grelha contenham todos os algarismos. Esta regra implica que em cada linha, cada coluna e cada sub-grelha não haja algarismos repetidos. À partida, a grelha contém algumas posições, em número variável, já preenchidas. Para mais detalhes sobre este tipo de problema veja o artigo O que é um Sudoku e como resolvê-lo.

O título da janela indica o grau de dificuldade do problema numa escala de 1 a 5. O problema no exemplo acima tem grau de dificuldade 2.

Para ver a solução do problema usa-se o comando Ver/Solução. Nesse caso, a janela aparece com o seguinte aspecto:

 

 

Durante a solução do problema, a janela terá tipicamente este aspecto:

 

 

Para colocar algarismos na grelha usa-se o cursor. Este aparece como um quadrado vermelho à volta da posição de grelha onde o próximo algarismo vai ser colocado. Na figura acima o cursor encontra-se na posição {H8,V8}.

Para fazer aparecer o cursor basta picar com o rato sobre uma qualquer posição da quadrícula. Para o fazer desaparecer basta picar com o rato fora da quadrícula. Uma vez o cursor visível, ele pode ser deslocado em todas as direcções com as teclas de cursor.

Para inserir um algarismo na grelha basta carregar na tecla respectiva no teclado. Para apagar um algarismo introduzido por engano usa-se a tecla Delete. O cursor é sempre movimentado manualmente.

Os pontos que aparecem em cada quadrícula indicam quais os algarismos que a posição pode conter dado o preenchimento das restantes quadrículas da grelha, de forma a respeitar a regra básica associada a um Sudoku, acima enunciada. A relação entre a posição que um ponto ocupa e o algarismo correspondente segue o seguinte esquema:

 

 1

 2

 3

 4

 5

 6

 7

 8

 9

 

Um ponto colocado numa posição indica que o algarismo correspondente não pode ser colocado na quadrícula. Por exemplo na 3ª posição da 1ª linha da figura acima apenas podem aparecer os algarismos 3, 5 e 9. Esta facilidade é activada com o comando Ver/Pontos.

Esta funcionalidade do programa ajuda imenso na solução de um Sudoku, sem retirar nada ao prazer de descobrir a lógica subjacente ao preenchimento de uma dada posição da quadrícula. Para mais detalhes acerca dos métodos de solução de um problema deste tipo de veja o artigo O que é um Sudoku e como resolvê-lo.

Para recomeçar o problema desde o início, desprezando as posições já preenchidas usa-se o comando Editar/Recomeçar.

O programa pode, se assim o desejar, assinalar os erros, isto é, as posições da grelha que contêm algarismos que não correspondem à solução. Por exemplo na figura supra, a 1ª posição da quadrícula contém o algarismo errado. Esta facilidade é activada com o comando Ver/Erros.

 


Comentários e Sugestões

Comentários e sugestões acerca desta página e do programa NovCruz são bem-vindos; veja o endereço de correio electrónico em As Novas Cruzadas.

 

 


Edição 1.0 – Esta página foi modificada em 2006-03-07 - Copyright © 2004-2006 A.C.Esteves

Página principal